27/02/2024 10:55:40 Ascom Porto de Maceió | Noticias

Porto de Maceió participa da 2ª etapa da Oficina de Planejamento do Programa Orla

Ascom Porto de Maceió


Representantes da Administração do Porto de Maceió (APMC) estão participando da segunda etapa da Oficina de Planejamento Participativo do Programa Orla, que teve início nesta segunda-feira (27) e vai acontecer até a sexta-feira (1º), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O objetivo é que os principais atores da Orla de Maceió, como entidades, autoridades, associações, ambulantes e moradores, contribuam para a elaboração do plano de ações que irá compor o Plano de Gestão Integrada (PGI) do Programa Orla de Maceió, coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (IPLAN).

A implementação do PGI visa promover o turismo responsável, desenvolvimento sustentável do município e a criação de espaços adequados para o bem-estar dos moradores. A partir dos resultados da primeira etapa, que foi o diagnóstico participativo, os integrantes vão abordar os efeitos, impactos, ações, duração e regularidade do plano de ação, entre outros tópicos.

O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, acredita que a participação da autoridade portuária nesta discussão é muito relevante. “É importante que o Porto de Maceió esteja presente nas discussões sobre o planejamento da Orla, contribuindo ativamente para a elaboração do plano de gestão integrada. Acredito que o Porto é um importante componente neste planejamento, considerando a sua importância econômica e estratégica para o município. Estamos à disposição para cooperar com o que for necessário”, afirmou Holanda.

O Porto de Maceió compõe a unidade de planejamento 01, que compreende o trecho do bairro do Pontal ao bairro do Jaraguá. De acordo com o IPLAN, para cada unidade, será estabelecido um plano para gestão do espaço.