1896
Em 1896, a empresa The National Harbour Company Ltd. obteve a concessão do Porto de Maceió nos permissivos da Lei Imperial nº 1.746, de 13 de outubro de 1869, mas não conseguiu realizar as obras necessárias ao seu funcionamento, sendo o contrato rescindido, em 1905, pelo Governo Federal.
1910
Novos estudos foram elaborados, mas, por razões de ordem financeira, não foi possível dar continuidade ao desenvolvimento das instalações do Porto de Maceió.
1933
Pelo Decreto nº 23.469, de 16 de novembro de 1933, a União autorizou o Governo do Estado de Alagoas a construir e explorar comercialmente o Porto.
1935
Início a execução do atual projeto, a cargo da Companhia Geral de Obras e Construções S.A. – GEOBRA.
1940
Em 20 de outubro houve a inauguração do Porto de Jaraguá, marcando uma nova fase no desenvolvimento portuário da cidade.
1942
Em 23 de janeiro de 1942 houve a primeira operação oficial do Porto de Maceió com embarque de açúcar.
Décadas de 1940 a 1960
Período de crescimento econômico e expansão das operações portuárias para atender à demanda crescente por produtos agrícolas e industriais.
1963
Em 09 de agosto, era editado o Decreto nº 52.345, transferindo a vinculação da Administração do Porto de Maceió para o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis - DNPVN.
Décadas de 1970
Década de 1970: Construção do Terminal de Granéis Líquidos, uma importante adição à infraestrutura do porto, permitindo o transporte de produtos como petróleo e derivados.
1974
O aterro hidráulico propiciou a implantação do Terminal Açucareiro e do novo Cais Comercial, totalizando 750 metros de linha de cais.
1975
O Governo Federal criava, sucedendo ao DNPVN, a Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRÁS.
1978
Construção do novo acesso rodoviário, enrocamento externo e uma rede de energia elétrica.
Décadas de 1980
Modernização e expansão das instalações portuárias para aumentar a eficiência das operações e acomodar o aumento do volume de carga.
1989
Início da Construção do píer Petroleiro.
1990
Extinção da Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRÁS, e início do vínculo com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, através de um Convênio firmado com a Secretaria Nacional de Transportes – SNT e o Departamento Nacional de Transportes Aquaviários - DNTA.
1990 em diante
Intensificação dos esforços para modernizar o porto e aumentar sua capacidade operacional, incluindo investimentos em tecnologia e automação.
1995
Conclusão e entrega da obra Construção do píer Petroleiro.
1995
Obras de dragagem no canal de acesso e na bacia de evolução do Cais Comercial
2000
Lançamento do projeto Porto 24 Horas, visando ampliar o horário de funcionamento do porto para melhor atender às demandas do comércio internacional.
2001
Início da construção do Cais de Contêineres (atual Cais de Múltiplo Uso 2), prolongando-se o Cais Comercial em 80 metros, conectado à extremidade norte do Terminal Açucareiro e formando uma dársena com 350 metros de extensão;
2010
Implementação de medidas de segurança portuária em conformidade com as regulamentações internacionais, visando garantir a segurança das operações e prevenir atividades ilícitas.
2011
Finalização das obras no Cais de Contêineres (atual Cais de Múltiplo Uso 2).
2012
O Porto de Maceió expande seus negócios incorporando o segmento offshore ao seu rol de clientes.
2018
Realização de obras de dragagem para aprofundar o canal de acesso ao porto, permitindo a entrada de navios de maior porte e aumentando a eficiência das operações.
2020
Impacto da pandemia de COVID-19 nas operações portuárias, com medidas sendo adotadas para garantir a continuidade das atividades com segurança.
2021
Entrega do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió em 07/12/2021, dando início as suas atividades com a operação do primeiro cruzeiro turístico da temporada de cruzeiros 2021/2022 em 08/12/2021, representando um marco importante para o desenvolvimento da infraestrutura portuária e turística da região.
2023
Leilão das MACs 11, 11A, e 12 e MAC 15
2024
Assinatura do Contrato de cessão de uso gratuito de área não afeta à operação da Administração do Porto de Maceió – APMC-CODERN em favor da Prefeitura Municipal de Maceió.