CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

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1896

Em 1896, a empresa The National Harbour Company Ltd. obteve a concessão do Porto de Maceió nos permissivos da Lei Imperial nº 1.746, de 13 de outubro de 1869, mas não conseguiu realizar as obras necessárias ao seu funcionamento, sendo o contrato rescindido, em 1905, pelo Governo Federal.

1910

Novos estudos foram elaborados, mas, por razões de ordem financeira, não foi possível dar continuidade ao desenvolvimento das instalações do Porto de Maceió.

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1933

Pelo Decreto nº 23.469, de 16 de novembro de 1933, a União autorizou o Governo do Estado de Alagoas a construir e explorar comercialmente o Porto.

1935

Início a execução do atual projeto, a cargo da Companhia Geral de Obras e Construções S.A. – GEOBRA.

1940

Em 20 de outubro houve a inauguração do Porto de Jaraguá, marcando uma nova fase no desenvolvimento portuário da cidade.

1942

Em 23 de janeiro de 1942 houve a primeira operação oficial do Porto de Maceió com embarque de açúcar.

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Décadas de 1940 a 1960

Período de crescimento econômico e expansão das operações portuárias para atender à demanda crescente por produtos agrícolas e industriais.

1963

Em 09 de agosto, era editado o Decreto nº 52.345, transferindo a vinculação da Administração do Porto de Maceió para o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis - DNPVN.

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Décadas de 1970

Década de 1970: Construção do Terminal de Granéis Líquidos, uma importante adição à infraestrutura do porto, permitindo o transporte de produtos como petróleo e derivados.

1974

O aterro hidráulico propiciou a implantação do Terminal Açucareiro e do novo Cais Comercial, totalizando 750 metros de linha de cais.

1975

O Governo Federal criava, sucedendo ao DNPVN, a Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRÁS.

1978

Construção do novo acesso rodoviário, enrocamento externo e uma rede de energia elétrica.

Décadas de 1980

Modernização e expansão das instalações portuárias para aumentar a eficiência das operações e acomodar o aumento do volume de carga.

1989

Início da Construção do píer Petroleiro.

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1990

Extinção da Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRÁS, e início do vínculo com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, através de um Convênio firmado com a Secretaria Nacional de Transportes – SNT e o Departamento Nacional de Transportes Aquaviários - DNTA.

1990 em diante

Intensificação dos esforços para modernizar o porto e aumentar sua capacidade operacional, incluindo investimentos em tecnologia e automação.

1995

Conclusão e entrega da obra Construção do píer Petroleiro.

1995

Obras de dragagem no canal de acesso e na bacia de evolução do Cais Comercial

2000

Lançamento do projeto Porto 24 Horas, visando ampliar o horário de funcionamento do porto para melhor atender às demandas do comércio internacional.

2001

Início da construção do Cais de Contêineres (atual Cais de Múltiplo Uso 2), prolongando-se o Cais Comercial em 80 metros, conectado à extremidade norte do Terminal Açucareiro e formando uma dársena com 350 metros de extensão;

2010

Implementação de medidas de segurança portuária em conformidade com as regulamentações internacionais, visando garantir a segurança das operações e prevenir atividades ilícitas.

2011

Finalização das obras no Cais de Contêineres (atual Cais de Múltiplo Uso 2).

2012

O Porto de Maceió expande seus negócios incorporando o segmento offshore ao seu rol de clientes.

2018

Realização de obras de dragagem para aprofundar o canal de acesso ao porto, permitindo a entrada de navios de maior porte e aumentando a eficiência das operações.

2020

Impacto da pandemia de COVID-19 nas operações portuárias, com medidas sendo adotadas para garantir a continuidade das atividades com segurança.

2021

Entrega do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió em 07/12/2021, dando início as suas atividades com a operação do primeiro cruzeiro turístico da temporada de cruzeiros 2021/2022 em 08/12/2021, representando um marco importante para o desenvolvimento da infraestrutura portuária e turística da região.

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2023

Leilão das MACs 11, 11A, e 12 e MAC 15

2024

Assinatura do Contrato de cessão de uso gratuito de área não afeta à operação da Administração do Porto de Maceió – APMC-CODERN em favor da Prefeitura Municipal de Maceió.

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