18/03/2024 09:20:25 Ascom Porto de Maceió | Noticias

Novo ponto turístico: Porto de Maceió assina ordem de serviço para requalificação da Orla do Porto

Ascom Porto de Maceió


A Administração do Porto de Maceió (APMC), em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Prefeitura de Maceió, promoveu uma solenidade, nesta sexta-feira (15), que marca mais um avanço na história do Porto. Na oportunidade, foram assinadas as ordens de serviço para a cessão não-onerosa da área do entorno do Porto de Maceió ao município de Maceió e para o início das obras, que serão realizadas pelo executivo municipal. Estiveram presentes na solenidade o Administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda; o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira; e o prefeito de Maceió, JHC.

O investimento na obra será de mais de R$ 8,2 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Maceió. O projeto, que conta com área total construída de 24.70133m², prevê a instalação de calçadão, ciclovia, equipamentos de ginástica, deck para paisagismo, mobiliário de playground em madeira, pista de cooper e vegetação de médio e grande portes. Na solenidade, o Administrador do Porto, Diogo Holanda, afirmou que a relação porto-cidade é uma das prioridades da gestão e que a requalificação do trecho vai garantir ainda mais integração entre o Porto e a cidade e população de Maceió.

“É uma honra receber os senhores neste momento que marca mais um avanço em nossa história, com a requalificação da área do entorno do Porto de Maceió. Sem dúvidas, essa obra vai auxiliar no desenvolvimento e contribuir na valorização dessa área. Em nossas atividades, priorizamos a integração do Porto com a área urbana, para que possamos ter condições de reduzir os impactos negativos da operação portuária e das atividades realizadas em áreas urbanas. Temos esse compromisso com a sustentabilidade e com as normas ambientais, elaborando mecanismos e dialogando de forma constante com os órgãos públicos e privados envolvidos nessa relação porto-cidade”, disse.

O prefeito JHC defendeu que o novo equipamento público é um reencontro do passado, fazendo alusão ao bairro do Jaraguá, com o futuro. “É um novo momento, novos investimentos, uma nova era para o nosso Jaraguá e para o nosso Porto. A indústria do turismo é geradora de milhares de empregos, de oportunidade em Maceió e a gente dá mais um passo para o futuro da nossa cidade, trazendo bem-estar, qualidade de vida, e uma infraestrutura adequada para quem vive aqui e para quem nos visita”, afirmou.

Presente no evento, o ministro Silvio Costa Filho enfatizou a importância do novo equipamento. “Essa obra vai estruturar cada vez mais o Porto-cidade, uma visão estratégica para fortalecer o turismo da capital alagoana e o Porto fazer parte dessa integração turística da cidade”, colocou.